Periodontologia
Periodontologia: a saúde das gengivas
A saúde da boca não se pode avaliar apenas através dos dentes. A gengiva e a esquelética (os ossos maxilares) também dizem muito sobre a nossa Saúde Oral, e há uma especialidade que se dedica inteiramente a esta temática.
A Periodontologia é a especialidade que trata e previne as doenças dos tecidos duros e moles (ossos e gengiva) que sustentam os dentes e os mantêm na sua posição, nos maxilares.
Dra. Catarina Martinho
Médica Dentista
Dra. Filipa Teixeira Gomes
Médica Dentista
Dra. Leonor Vaz Pimentel
Médica Dentista
Dr. André Silva
Higienista Oral
Dra. Irene Rocha
Higienista Oral
Dra. Marta Gameiro
Higienista Oral
Dra. Mónica Duarte
Higienista Oral
Dra. Rita Alves
Higienista Oral
Dra. Sofia Morgado
Higienista Oral
Gengivite e periodontite
As doenças periodontais dividem-se em 2 grandes grupos: a gengivite e a periodontite. Ambas consistem em inflamações ou infeções dos tecidos em redor dos dentes, como resultado da acumulação de bactérias. Mas, enquanto a gengivite se limita à gengiva, a periodontite consiste na fase avançada da doença periodontal, que passa da gengiva para o osso.
A periodontite afeta mais de metade da população e é responsável pela maior parte da perda de dentes em pacientes adultos. Por isso, as doenças periodontais não devem ser ignoradas, mas sim tratadas o quanto antes, para evitar problemas orais mais graves.
Sintomas da doença periodontal
Por terem consequências graves, as doenças periodontais devem ser tratadas o quanto antes. Por isso, para que saiba quando deve recorrer à ajuda de profissionais, destacamos os sintomas mais comuns:
- Gengiva inchada;
- Sangramento da gengiva;
- Sensibilidade dentária;
- Retração gengival;
- Mau hálito;
- Mobilidade dentária.
Tratamentos periodontais
Uma vez na clínica, os tratamentos periodontais podem passar pela descontaminação das raízes, eliminação da placa bacteriana e tártaro. Em situações mais avançadas, pode ser necessário realizar pequenos atos cirúrgicos.
Além das doenças periodontais, tanto o sorriso gengival como a recessão gengival podem ser tratados através desta especialidade.
Mas, acima de tudo, é importante ter um comportamento preventivo, através de bons hábitos de higiene oral.