Implantes Dentários
A Implantologia Oral e os sorrisos para a vida
A ausência dentária, parcial ou total, tem um grande impacto na nossa qualidade de vida. Prejudica a mastigação, a fala, a respiração e a estética do nosso sorriso, comprometendo a nossa saúde física e mental.
Quando não é possível recuperar a dentição natural, a Implantologia Oral é a base da recuperação da função e da estética dentárias a longo prazo. Isto porque, geralmente, os implantes dentários são a opção de tratamento que mais se aproxima da dentição natural, tanto em termos fisiológicos como de conforto. Além disso, oferecem resultados que, com o devido cuidado, podem ter uma grande longevidade.
Prof. Doutor António Duarte Mata
Médico Dentista
Dra. Catarina Martinho
Médica Dentista
Dr. Diana Bernardo de Macedo
Médica Dentista
Dr. Hugo Madeira
Médico Dentista
A Prótese Fixa Total
Em casos de perda dentária total ou severa, é necessário substituir toda a dentição. Assim, em vez de se colocar implantes dentários para cada dente perdido, a solução mais adequada são as próteses fixas totais.
Dependendo da disponibilidade óssea, são colocados 4 ou mais implantes por arcada dentária para suportar uma prótese fixa total, geralmente composta por 12 dentes.
Entre a cirurgia e a colocação da prótese fixa total provisória decorre cerca de 1 dia, pelo que é este o período máximo que, por norma, o paciente permanece sem dentes. A prótese fixa total provisória é aparafusada aos respetivos implantes dentários, onde permanece por cerca de 6 meses.
Por fim, a reabilitação definitiva dá-se no momento da troca da prótese fixa total provisória pela prótese fixa total definitiva. Este tipo de reabilitação oral é fixa e estável, aproximando-se da estética dos dentes naturais.
Sorrisos completos com a melhor tecnologia
Depois do diagnóstico, o primeiro passo para a recuperação do sorriso através da Implantologia Oral é o planeamento do novo sorriso. Assim, a tecnologia assume um papel importante na reabilitação oral.
O scanner intraoral permite mapear a cavidade oral e planear virtualmente a cirurgia, associando-se sempre a informação fornecida pelo exame radiográfico. Com a ajuda de um software, é possível definir a localização, inclinação e profundidade ideal dos implantes dentários, tendo em conta a morfologia óssea do paciente. Assim, o procedimento cirúrgico torna-se mais seguro e indolor.
Ainda antes de a cirurgia acontecer, esta é realizada no computador e todos os implantes dentários são digitalmente planeados. Desta forma, o planeamento cirúrgico virtual permite que a cirurgia seja mais simples, precisa e rápida.