Guided Biofilm Therapy
A tecnologia ao serviço da Higiene Oral
O biofilme, ou placa bacteriana, é a principal causa do surgimento de cáries dentárias, doenças gengivais e infeções na boca.
A remoção da placa bacteriana pode ser muito desafiante, principalmente porque é extremamente aderente à superfície dos dentes e tecidos envolventes. A escovagem incorreta ou ineficiente possibilita que grande parte do biofilme, invisível a olho nu, se mantenha acumulado nos dentes, indetetável para os pacientes quando se vêem ao espelho. Consequentemente, se o biofilme não for devidamente identificado e eliminado por um profissional qualificado, continuará a causar danos e a potenciar o aparecimento de doenças orais.
Mais conhecido como GBT, o Guided Biofilm Therapy (em português, Terapia Guiada por Biofilme) é um método inovador que veio permitir aos Higienistas Orais transformar a experiência do paciente na consulta, ao mesmo tempo que eliminam eficazmente o biofilme.
A solução mais inovadora da atualidade
O GBT consiste numa sequência de etapas de tratamento adaptáveis às necessidades específicas de cada paciente. Trocou-se os métodos convencionais, normalmente associados à sensibilidade, à vibração, ao frio, ao sabor desagradável e ao som dos instrumentos por um sistema revolucionário e moderno, relacionado com a uma Saúde Oral duradoura e indolor.
Desta forma, é possível oferecer o mais alto padrão de tratamento de forma minimamente invasiva, evitando o desconforto do paciente.
Além disso, todos os estudos já realizados mostram que o protocolo GBT permite realizar o tratamento sem qualquer dano para os dentes, coroas, implantes ou tecidos moles.
Como funciona?
Na prática, tal como nos métodos tradicionais, o GBT tem o propósito de remover a placa bacteriana e o tártaro, assim como eliminar as manchas extrínsecas. Mas, para que este processo seja mais agradável e eficaz, o GBT distingue-se por ser menos invasivo, já que usa o mínimo possível de instrumentos manuais e ultrassónicos.
- Exame e diagnóstico
Todas as estruturas da boca são observadas: dentes e respetivas estruturas de suporte; gengivas; osso ao redor dos dentes; e todos os tecidos moles orais.
- Revelação do biofilme
Uma vez que o biofilme não é visível a olho nu, utiliza-se uma espécie de tinta corante sobre os dentes, que revela todo o biofilme existente na boca. Auxiliado pela coloração que o biofilme adquiriu através da tinta, o Higienista Oral consegue identificar as áreas mais problemáticas. Desta forma, também o paciente consegue identificar as zonas com maior tendência para a acumulação de placa bacteriana, motivando-o a fazer a sua higiene oral em casa com maior incidência nessas zonas.
Quando o paciente utiliza aparelho ortodôntico, este agente revelador de biofilme é particularmente útil. Através dos protocolos convencionais era muito mais complicado conseguir encontrar todas as manchas existentes. Recorrendo ao GBT, estas manchas são mais fáceis de identificar. E, assim, é possível prevenir de forma mais eficaz o surgimento de cáries durante a utilização do aparelho ortodôntico.
- Jato de ar quente
Esta nova fórmula permite a remoção de manchas e da placa bacteriana através de um fluxo de ar quente, muito mais confortável para o paciente. Ao contrário do jato de bicarbonato, utilizado no método convencional, o GBT utiliza um pó mais fino e suave, capaz de alcançar zonas da boca de difícil acesso, como fissuras e espaços entre os dentes.
Além de ser mais confortável, este tipo de jato tem um sabor mais agradável e todo o procedimento é realizado com água aquecida, para que não se sinta qualquer sensibilidade.
- Remoção do tártaro
A remoção do tártaro é realizada por um novo instrumento, mais silencioso e com uma vibração muito mais suave.
- Terapia de remineralização
Concluídas as fases anteriores, é feita uma reavaliação de toda a boca. Agora, os eventuais sinais de cárie dentária, antes encobertos pelo biofilme, tornam-se visíveis.
Segue-se a aplicação da terapia de remineralização, para reparar as cáries precoces e prevenir a hipersensibilidade dentária.
Para além da utilização de ar e água quente, os diversos pós utilizados são clinicamente comprovados como os melhores na remoção de biofilme e na sua prevenção, sem causar danos aos dentes, implantes ou tecidos moles.
Referências
- Axelsson P, Nystrom B, Lindhe J. The long-term effect of a plaque control program on tooth mortality, caries and periodontal disease in adults. Results after 30 years of maintenance. Journal of Clinical Periodontology. 2004 Sep;31(9):749–57. https://doi.org/10.1111/j.1600-051x.2004.00563.x
- Janiszewska-Olszowska J, Drozdzik A, Tandecka K, Grocholewicz K. Effect of air-polishing on surface roughness of composite dental restorative material – comparison of three different air-polishing powders. BMC Oral Health. 2020 Jan 30;20(1). https://doi.org/10.1186/s12903-020-1007-y
- Worthington HV, Clarkson JE, Bryan G, Beirne PV. Routine scale and polish for periodontal health in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2013 Nov 7; https://doi.org/10.1002/14651858.cd004625.pub4