Prótese Fixa Total
Recuperar toda a dentição
Seja por falta de cuidados de higiene oral, acidente ou consequência de algum tratamento, muitas pessoas sofrem de perda dentária. E se um dente em falta já faz muita diferença, vários, ou todos, ainda fazem mais!
Através da colocação de implantes dentários, é possível repor os dentes em falta de forma fixa e duradoura. E se, em casos de perda isolada, a solução são os implantes unitários com coroas, em caso de perda dentária severa ou total, sobre os implantes colocam-se próteses fixas.
Geralmente, as próteses fixas totais são compostas por 12 dentes e aparafusadas aos (pelo menos) 4 implantes dentários, o que confere ao novo sorriso um aspeto muito natural. Além da estética, também o conforto e a funcionalidade voltam a ser algo normal para os pacientes.
A fase provisória
Após a cirurgia para a colocação de implantes dentários é feito o scan dos mesmos para desenhar o novo sorriso. Em, aproximadamente, um dia é colocada uma Prótese Fixa Total provisória, com a qual o paciente permanecerá durante cerca de 6 meses.
A Prótese Fixa Total provisória é aparafusada aos implantes dentários e apresenta um aspeto muito natural, adaptando-se ao perfil do paciente. Além disso, esta é indispensável, para que o paciente não fique sem dentes durante a fase de osteointegração — processo em que se dá a união biológica entre o implante dentário e a estrutura óssea — e de cicatrização do tecido gengival.
O sorriso final
Após o período de osteointegração, acontece, finalmente, a reabilitação definitiva. Tiram-se novas fotografias e fazem-se novos moldes, de forma a planear o sorriso com as alterações desejadas, caso existam, e de acordo com a nova posição dos tecidos moles, agora cicatrizados.
Então, produz-se a nova Prótese Fixa Total, que substituirá a provisória e que, portanto, será definitiva. Há várias opções disponíveis e, de seguida, poderá descobrir mais sobre aquelas que existem na Clínica Hugo Madeira.
Prótese Fixa Total metaloacrílica
Este tipo de Prótese Fixa Total definitiva utiliza uma infraestrutura em titânio com dentes acrílicos. Tem também uma aplicação de componente cor-de-rosa em acrílico ou resina composta que se assemelha aos tecidos moles, como a gengiva.
Além disso, tem como características:
- Facilidade de reparação e correção;
- Arcadas dentárias com a colocação de menos implantes dentários;
- Estética satisfatória;
- Tecnologia estudada e com bons resultados.
Dependendo da complexidade do caso, bem como da qualidade das resinas utilizadas e força de mastigação, pode haver necessidade de readaptar este tipo de prótese a cada 4 ou 5 anos.
Na prótese metaloacrílica mantém-se a barra em titânio, também presente a Prótese Fixa Total provisória, e é possível substituir os dentes que venham a apresentar sinais de desgaste.
Prótese Fixa Total em cerâmica
Geralmente, este tipo de Prótese Fixa Total definitiva apresenta uma infraestrutura em zircónio com recobrimento em cerâmica, que tem propriedades mais estéticas.
Destacam-se características como:
- Resultados estéticos superiores;
- Durabilidade elevada (3 a 4 vezes superior à prótese acrílica);
- Eficiência na mastigação;
- Menor retenção de odores e tártaro.
A Prótese Fixa Total em cerâmica pode manter-se em excelente estado por 10 anos após a sua colocação. No entanto, nos casos de fratura completa, esta não pode ser reparada.
Prótese Fixa Total em PMMA e PEEK
Este tipo de Prótese Fixa Total definitiva apresenta uma infraestrutura em PEEK com recobrimento em PMMA. É confecionada a partir do método digital e através de fresadora (máquina própria para a produção de próteses dentárias).
Por um lado, o PMMA apresenta vantagens como:
- Maior resistência mecânica;
- Melhor adaptação marginal, devido à ausência de contração de polimerização;
- Boas propriedades óticas, pelo alto grau de conversão;
- Grande estabilidade de cor;
- Ausência de poros e imperfeições na superfície dos blocos pré-polimerizados, isto é, dos “dentes” da Prótese Fixa Total.
Por outro lado, o PEEK apresenta excelentes propriedades físicas e químicas, como:
- Baixo peso;
- Baixa resistência à flexão;
- Elasticidade e dureza adequadas.
Mas a principal característica benéfica deste material é que a sua elasticidade é inferior à dos materiais metálicos e é relativamente semelhante à do osso humano, permitindo-lhe reduzir o stress no osso circundante.
Estudos clínicos sugerem que a estrutura de PEEK é uma alternativa atraente às tradicionais opções de Prótese Fixa Total em titânio, devido às suas propriedades mecânicas superiores.
O que preciso de preparar para o meu procedimento cirúrgico?
Entre bens pessoais e registos médicos, há algumas coisas que não podem faltar no dia da sua cirurgia, para que se sinta o mais confortável possível. Deixamos-lhe algumas sugestões.
Bens pessoais
- Roupa confortável e folgada — a roupa apertada pode dificultar a circulação sanguínea — e um agasalho;
- Produtos de cuidado pessoal;
- Se for o caso, óculos, aparelho auditivo, bengala, andadores, muletas ou outros dispositivos auxiliares que use diariamente;
- Almofada, manta favorita, tampões para ouvidos e/ou venda para os olhos;
- Caneta e papel, para anotar dúvidas e esclarecimentos;
- Carregador de telemóvel;
- Música, livros, revistas, cartas ou jogos, para ajudar a passar o tempo — na Clínica Hugo Madeira, pacientes e visitantes têm acesso à rede de Wi-Fi gratuita.
Registos médicos
- Análises, exames, relatórios e imagens de radiologia, passaporte de implantes, etc.;
- Lista de medicamentos e respetivas doses — sugerimos que fotografe todos os rótulos dos medicamentos;
- Quaisquer documentos que tenha recebido da Clínica Hugo Madeira, seja por email ou correio.