Apesar da decisão da Comissão Europeia de abolir a mudança bianual da hora em 2018, a mesma ainda não foi implementada e no próximo sábado a hora volta a mudar para o horário de Inverno e atrasamos o relógio uma hora.
Porquê? Os principais motivos desta mudança bianual são políticos e económicos – ao ter mais luz ao final do dia assume-se que aumenta a poupança energética e o crescimento económico, a segurança e aumenta ainda o tempo para lazer e actividade física.
No entanto e embora a opinião pública pareça preferir o horário de Verão vários estudos científicos vieram comprovar os malefícios deste para a nossa saúde:
– a necessidade de dois ajustes anuais tem impacto na nossa saúde e no nosso sono
– a exposição à luz até mais tarde (seja luz do sol, seja dos dispositivos electrónicos) dificulta o adormecer, aumenta os despertares e diminui a qualidade do sono (particularmente em adolescentes e pessoais mais noctívagas)
– as pessoas com privação crónica de sono (menos de sete a oito horas por noite no adulto) vão ter ainda menos flexibilidade para as adaptações necessárias à mudança da hora
– a presença de outras doenças do sono que contribuam para a fragmentação do sono ou necessidade de horários regulares, como a insónia, a apneia do sono ou a síndrome de pernas inquietas, torna ainda mais difícil a transição
– a mudança para o horário de Verão tem impacto e aumenta o risco de arritmias, enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC)
– na transição para o horário de Verão há também um aumento de colisões e atropelamentos.
Ou seja, embora a opinião pública prefira o horário de Verão, a verdade é que o horário de Inverno é o mais protector para o nosso sono e a nossa saúde.
A mudança vai ser favorável sobretudo às pessoas mais noctívagas, incluindo os adolescentes e jovens adultos. Por outro lado, as crianças mais pequenas e os idosos podem sofrer mais com a alteração pelo se deve estar atento a quaisquer dificuldades.
Por isso aproveite algumas oportunidades neste fim-de-semana para cuidar de si e do seu sono:
– aproveite a hora extra que vai ter no domingo para compensar eventual privação prévia de sono e para criar novas rotinas saudáveis (7-9 horas de sono para o adulto e horários regulares)
– aumente a exposição à luz do sol pela manhã e desfrute de uma caminhada ou exercício ao ar livre
– cuide do seu sono todos os dias, tal como escova os dentes – evite refeições pesadas ao jantar, álcool ou tabaco, não utilize dispositivos electrónicos ao final do dia e crie um ambiente calmo e tranquilo propício ao sono
– aproveite para pensar em como dorme e procurar ajuda para dormir melhor — dormir mal não é normal! Se ressona, se pára de respirar durante a noite, se tem muitos pesadelos, se tem dificuldade em adormecer ou em manter o sono, se tem movimentos estranhos ou violentos durante o sono, se acorda cansado, com a sensação de que o sono não é reparador ou tem dificuldades de concentração e muita sonolência…. procure ajuda numa Consulta de Medicina do Sono.
Ler mais sobre o sono aqui www.clinicahugomadeira.com/consulta-do-sono-para-dormir-bem-sorrir-melhor/