Nos tempos modernos, a aparência é um fator cada vez mais determinante na vida de todos nós. Os tratamentos estéticos, de uma maneira geral, são cada vez mais populares, independentemente da idade ou estilo de vida e é por isso que nos últimos anos houve um aumento na procura por tratamentos de alinhamento dentário, que mais do que uma questão de estética, tratam de uma questão de saúde, como é o caso dos aparelhos ortodônticos invisíveis.
Alinhadores transparentes – o que são?
Quando o seu médico dentista lhe sugeria a necessidade da utilização de um aparelho, a ideia dos aparelhos convencionais com fios e braquetes metálicos, faziam com que esta opção fosse associada a desconforto e algumas privações, deixando muitas vezes de ser uma opção. Na realidade dos dias que correm, procuramos cada vez mais resultados imediatos e mais estéticos. Estes alinhadores transparentes aumentam o leque de escolhas, mais confortáveis e estéticas, com resultados cientificamente provados mesmo em casos mais complexos. São feitos de um material plástico, duradouro e flexível, moldado de forma personalizada em goteiras transparentes que simplesmente encaixam sobre os dentes, tornando-se visualmente invisíveis, para além de serem super leves e removíveis a qualquer momento. Estes alinhadores vão sendo substítuidos e colocando os dentes na posição pleaneada pelo seu médico.
Curioso para saber como funciona este tipo de tratamento?
Os aparelhos invisíveis ganham destaque pela simplicidade com que todo o processo se desenvolve. Aqui está um resumo dos 3 passos principais deste tratamento:
1 – Consulta de diagnóstico e estudo digital – Clincheck
O primeiro passo é partilhar com o seu dentista as suas expectativas para o seu sorriso. Durante esta consulta o seu dentista irá avaliar a sua saúde oral e perceber se reúne as condições necessárias para avançar. Se for o caso, poderão prosseguir com os registos fotográficos, radiografias e scan digital, permitindo que se prossiga para a fase seguinte.
2 – Planeamento personalizado do caso;
Através dos exames efetuados é possível avançar para a fase de estudo e planeamento de todas as etapas do tratamento. É nesta fase que o médico irá fazer os ajustes necessários para atingir o melhor resultado final, criando um desenho 3D do novo sorriso que poderá ser visualizado pelo paciente, de forma a garantir que os objetivos sejam alcançados. A partir daqui é criado um plano de tratamento personalizado, incluindo o número de alinhadores necessários até o processo estar concluído. Já pensou em desfrutar de todas as mudanças que vão ocorrendo no seu sorriso durante o tratamento ?
3 – Entrega dos alinhadores e monitorização;
A partir desta fase podem ser entregues ao paciente os primeiros alinhadores, que podem ser colocados pelo próprio. A cada 10 semanas ( este tempo pode variar consoante a complexidade do tratamento) deverá ser feita uma consulta de monitorização do plano de tratamento, para garantir que tudo está a correr como previsto e para entregar os alinhadores seguintes, necessários até à próxima consulta.
Quais as suas responsabilidades após iniciar o tratamento?
Para o sucesso tratamento é fundamental que o paciente cumpra o plano que lhe foi atribuído;
- Manter os seus cuidados de higiene oral regulares, bem como a limpeza do aparelho.
- Cumprir o tempo prescrito para cada alinhador, que poderá ir dos 7 aos 14 dias, mediante o movimento que seja necessário causar, bem como da forma em como o tratamento está a progredir.
- Usar os alinhadores no mínimo 20 horas por dia. Seja durante o dia ou durante a noite, o ideal seria removê-los apenas para comer ou beber.
- Cumprir com as consultas regulares de acompanhamento. Estas consultas são essenciais para que o dentista possa garantir que tudo está a correr como previsto e esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir.
3 vantagens da utilização de aparelho ortodôntico invisível;
- Conforto; Através de tecnologia 3D, os alinhadores são feitos à medida de cada paciente, o que faz com que sejam suaves e fáceis de utilizar, sem se preocupar com os fios metálicos e pontas afiadas que possam causar cortes na sua boca. Além disso, este tipo de aparelho mantém as gengivas saudáveis e sem irritação. O facto deste aparelho poder ser removido, torna-o muito prático e cómodo. Pode ser removido para comer, beber, fazer a sua higiene oral, sem ter de se privar dos alimentos que mais gosta.
- Estética e aparência; O aparelho invisível permite realizar um tratamento ortodôntico eficaz e discreto, através de alinhadores dentários transparentes, que são praticamente imperceptíveis na boca, isso irá permitir que possa desfrutar do seu sorriso enquanto está em tratamento.
- Fácil higiene e manutenção; Em comparação ao aparelho ortodôntico convencional, os aparelhos invisíveis são de fácil manutenção e limpeza, não acumulando partículas de alimentos, para além de permitir que cumpra a sua higiene oral diária de forma normal, através da escovagem e uso de fio dentário.